top of page

Mensagem Pastoral de Advento à Diocese Anglicana de São Paulo (IEAB), 2024 AD.

Foto do escritor: dasp.comunicacaodasp.comunicacao


Ó vem, ó vem, Emanuel, (...) Vem Esperança das Nações! Habita em nossos corações!

(Hinário Episcopal N° 02)


Amadas irmãs e irmãos em Cristo,


Iniciamos o mês de dezembro com a celebração do Primeiro Domingo do Advento em todas as nossas Comunidades e Paróquias. No último domingo, tive a graça de presidir a Santa Eucaristia, ministrar o Sacramento do Santo Batismo e conduzir o Rito Apostólico da Confirmação junto à comunidade da Catedral Anglicana da Santíssima Trindade. Meu coração esteve profundamente unido em oração com todas as comunidades, o clero e o povo de nossa querida Diocese, intercedendo a Deus para que a luz de Cristo ilumine nossos passos e nos guie como Igreja Diocesana neste tempo santo e feliz do Advento.


Nos dias 27 e 28 de novembro, tive a alegria de participar, junto com meus colegas bispos e bispas, do retiro da Câmara Episcopal da IEAB. Foi um momento precioso de reflexão, espiritualidade e comunhão. Durante o encontro, recebemos uma carta inspirada do irmão Matthew, prior da Comunidade de Taizé. Sendo anglicano, ele nos convidou a reflexão sobre três aspectos fundamentais para nossa caminhada de fé como cristãos e pessoas anglicanas, especialmente neste tempo de Advento:


1. A importância da teologia encarnacional, que nos ensina que a espiritualidade só tem sentido se aumentar nosso amor ao próximo, ajudando-nos a reconhecer a presença de Cristo em cada pessoa, especialmente nos pobres;


2. A beleza de uma liturgia acessível a todas as pessoas, onde sinais, símbolos e sacramentos desempenham um papel central e refletem as realidades de nossas vidas e culturas;


3. A compreensão de que somos parte da Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica de Cristo, chamada a viver a unidade como Corpo de Cristo, para que o mundo creia, conforme a oração de Jesus em João 17.


Durante o retiro, também fomos lembrados das palavras de Jesus em Mateus 11,28-30, que nos convidam a descansar em Sua companhia bendita. Este chamado ao descanso nos motiva a encontrar tempo para renovar nossas forças, seja na oração, seja ao lado das pessoas que amamos, cultivando o cuidado mútuo e a comunhão fraterna.


O Advento nos chama a viver este tempo santo com vigilância e esperança, preparando nossos corações para acolher o Menino Jesus, luz do mundo e fonte de renovação e paz. Como Diocese, somos convidados a caminhar em unidade com toda a Comunhão Anglicana e a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, vivendo nossa fé comprometidos com o discipulado, evangelização e missão. Este é um tempo de recomeços, em que reafirmamos nosso compromisso com o chamado de Cristo para sermos agentes de transformação no mundo.


Damos graças a Deus, nosso Pai Materno, que nos sustentou em meio a desafios e bênçãos ao longo de 2024. Ao olharmos para 2025, entramos com gratidão e confiança, certos de que o Senhor continuará a renovar nossas forças para o serviço e o testemunho.


Que este Advento seja um tempo de renovação espiritual para todas as Comunidades, Paróquias, Missões e Pontos Missionários da DASP. Que a luz de Cristo encha nossos corações de esperança, alegria e paz.


Com afeto pastoral, desejo a cada uma e cada um de vocês um santo Natal e um abençoado Ano Novo. Que a glória do Menino Deus brilhe sobre nossas vidas e nos inspire a viver com fé e coragem nos dias que virão.


“Ó Estrela da manhã, esplendor da luz eterna e radiante Sol da Justiça: vem e ilumina as pessoas que vivem nas trevas e nas sombras da morte! Vem, Senhor Jesus! (Livro de Oração Comum/IEAB pág. 380)


+ Cézar Alves

Bispo Diocesano da Diocese Anglicana de São Paulo (IEAB)

São Paulo, 03 de dezembro de 2024, AD

Memória de São Francisco Xavier, Sacerdote e Missionário, 1552

101 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page