top of page

Sobre Junta Paroquial e Dinâmicas de Grupo


Prezados colegas, irmãs e irmãos, paz e bem!


Em todas as nossas paróquias temos um conselho que chamamos de Junta Paroquial, eleito em assembleia, constituído pelas lideranças do laicato e sob a presidência do(a) reitor(a) ou pároco(a). A Junta Paroquial é o principal grupo de lideranças do laicato em uma paróquia episcopal anglicana.


O ministério da Junta Paroquial em comunhão com o(a) pároco(a) é promover a missão da Igreja de viver e comunicar o amor e os valores do Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo em nosso mundo, assim como cuidar da administração patrimonial e dos recursos da paróquia, zelando pelo bem comum. Também é missão da Junta Paroquial apoiar e auxiliar os sodalícios da igreja no desempenho de suas funções pastoral, evangelística, social e ecumênica.


A Junta Paroquial compartilha a responsabilidade pela vida contínua e pelo desenvolvimento da comunidade de fé, trabalhando junto com todas as pessoas batizadas que formam a paróquia, e apoiando seus esforços para viver como pessoas seguidoras e discípulas de Cristo. Em seu serviço à comunidade, a Junta Paroquial precisa refletir a compreensão das esperanças e preocupações da paróquia. Seu papel principal é encorajar e apoiar todas as pessoas da comunidade em seus esforços para responder ao seu chamado batismal em conformidade com a nossa Aliança Batismal (LOC/IEAB página 553), para participar da missão da Igreja. Enquanto pessoas cristãs, sabemos que o dom da liderança nos foi delegado por Deus, e somos, portanto, responsáveis perante Ele pela forma como o exercemos.


Com o intuito de compreender cada vez melhor o ministério de serviço das juntas paroquiais é que temos a grata satisfação de apresentar a todo o povo da Diocese Anglicana de São Paulo, às lideranças do laicato, clérigas, clérigos e seminaristas, o presente opúsculo.


O texto original foi escrito pelo rev. Isaías A. Rodriguez e editado pelo rev. Daniel Caballero, ambos do Escritório Nacional de Ministérios Latino/Hispânico da Igreja Episcopal. Foi traduzido e compilado em 2002 por Norton A. Coll, membro da Catedral Anglicana da Santíssima Trindade. A revisão ortográfica foi feita por Onélia Salum Andrade, membra da Paróquia de São João. E a revisão teológica e canônica, conforme os Cânones da IEAB – DASP, foi feita pelo bispo Sumio Takatsu.


A presente edição, por solicitação do colegiado da Área 2 da IEAB, foi revisada e ampliada pelo rev. Josué Flores, e a revisão ortográfica foi feita pela revda. Carmen Kawano, ambos clérigo e clériga da DASP/IEAB. A diagramação é do sr. Ricardo Issáo Ito, membro da Paróquia de São João. A todas as pessoas que colaboraram com a compilação e editoração deste material ao longo do tempo, a nossa gratidão.


Ofertamos ao povo e ao clero da Diocese Anglicana de São Paulo da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil este singelo opúsculo, rogando a Deus que as indicações e orientações no presente texto sirvam de inspiração e recursos para todas as pessoas que servem a Deus nas juntas paroquiais das nossas comunidades.


Fraternalmente em Cristo,


+Francisco Cézar Fernandes Alves,

Bispo da Diocese Anglicana de São Paulo – DASP/IEAB


 

Arquivo em pdf para leitura no computador e outros dispositivos eletrônicos

Sobre Junta Paroquial e Dinâmicas de Grupo (2023)
.pdf
Download PDF • 4.10MB


Arquivo em pdf para impressão frente e verso em papel tamanho A4 para montar um folheto para leitura

Sobre Junta Paroquial e Dinâmicas de Grupo (2023) - Impressão A4
.pdf
Download PDF • 3.01MB

188 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page