História da Diocese

Brasão-DASP.png

A Diocese Anglicana de São Paulo (DASP) foi criada em 1969, com o nome de Diocese Sul Central, com sede na Capital, mas só foi efetivamente instalada no ano seguinte, em outubro de 1970, quando elegeu seu primeiro bispo, o bispo Elliot Lorenz Sorge, natural dos EUA. Depois do bispo Sorge, a DASP teve mais cinco bispos: Sumio Takatsu, natural de Sapporo (Japão), Glauco Soares de Lima (à época, também Bispo Primaz da IEAB), natural de Pelotas-RS, Hiroshi Ito, natural de Nara (Japão) e Roger Douglas Bird, natural de São Paulo - SP.  Bispo Flávio Augusto Borges Irala, natural de Bagé-RS, sagrado em 13 de setembro de 2013 é o nosso atual bispo diocesano. Em 2019 a DASP elegeu o Reverendo Cézar Fernandes Alves, como Bispo Coadjutor, e sagrado bispo em 25 de janeiro de 2020. O Bispo Cézar é autoridade em exercício na DASP.

A DASP é parte da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) que é a 19ª Província da Comunhão Anglicana e membro-fundadora do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs. A DASP abrange toda a região geográfica do Estado de São Paulo e é formada de 13 paróquias e serviços de capelania.