Atividades do 57º Concílio da Diocese Anglicana de São Paulo

Sob o tema “Servir, Testemunhar, Reconciliar e Evangelizar”, a Diocese Anglicana de São Paulo realizou o seu 57º Concílio, nos dias 25, 26 e 27 de agosto. Por ocasião do centenário da missão anglicana japonesa no Brasil, o local escolhido para sediar o concílio foi a Paróquia de Cristo Rei e Capela de Todos os Santos, na cidade de Registro, SP, onde o missionário João Yasoji Ito iniciou a missão entre a comunidade nipônica.

As delegações das diversas paróquias e missões da Diocese começaram a chegar já na sexta-feira (25), e foram acolhidas pela reverenda Valéria Romão e pela Comissão de Recepção da Paróquia de Cristo Rei. No período da noite, aconteceu um belo culto de abertura, que foi marcado pela fraternidade entre as pessoas presentes. O reverendíssimo bispo Francisco Cézar Fernandes Alves leu sua Carta Pastoral, que evidenciou o agir de Deus na vida de seu povo e a importância do pertencimento à família da fé.

O dia seguinte (26) iniciou com um exercício devocional e com a apresentação e a apreciação das realizações diocesanas a partir do Planejamento Estratégico. A discussão foi conduzida pelo reverendo André Lourenço, pela reverenda Carmen Kawano e pela secretária-geral da IEAB, Christina Winnischofer.

Além das discussões e deliberações, o Concílio também permitiu que sonhos e aspirações florescessem para o futuro da Diocese Anglicana de São Paulo. O Concílio não apenas celebrou a fé compartilhada, mas também motivou os participantes a abraçarem o potencial de crescimento e mudança dentro das muitas comunidades e paróquias.

Com o intuito de testemunhar a presença de Deus em meio ao seu povo, após o almoço, todas as pessoas do Concílio foram convidadas para uma caminhada da Paróquia até a Praça Beira Rio, um lindo cartão postal da cidade de Registro. Este momento proporcionou a partilha de experiências e a aproximação das pessoas presentes.

O jantar de confraternização promovido pela Paróquia de Cristo Rei tornou a noite dos conciliares ainda mais alegre. Além dos diversos pratos, sobremesas e do tempo de comunhão, foi também o momento em que aconteceu o lançamento da Cartilha de Enfrentamento da Violência de Gênero contra as Mulheres, do livro União com Deus, do reverendo Josué Flores e do livro Os Crimes do Padre Mário. O evento contou com a participação do prefeito do município de Registro, Nilto José Hirota da Silva, e da primeira dama Eliane Yamamaru, que receberam exemplares dos livros em destaque.

O encerramento do Concílio se deu com a Celebração Eucarística no 13º Domingo após Pentecostes (27/08). As pessoas presentes traziam semblantes de satisfação e gratidão pelo tempo transcorrido e pelas atividades vivenciadas. Os alegres hinos e cânticos foram entoados com entusiasmo. Em seu sermão, o bispo Cézar trouxe a reflexão da prática do Serviço, do Testemunho, da Reconciliação e da Evangelização, a fim de que o tema não fique restrito à reunião conciliar, mas que seja manifesto na vida do povo de Deus, respondendo à questão: Quem é Jesus?

Certamente, o 57º Concílio da Diocese Anglicana de São Paulo foi marcado pelas bênçãos de Deus, e todas as pessoas ali reunidas levaram para as suas comunidades e paróquias o testemunho do que pode acontecer sob a égide da reconciliação e da unidade.