Na língua inglesa, Cathy é um diminutivo carinhoso para Catherine, e podemos até lembrar de pessoas famosas com este nome, como a atriz Cathy O'Donnell. Em nossa língua portuguesa, os nomes equivalentes são Cátia e Catarina, respectivamente. No entanto, nesta época de avanços com ferramentas de inteligência artificial, Cathy ganhou em junho de 2024 um novo significado, sendo a abreviação para Church Answers That Help You (Respostas da Igreja que Ajudam Você).
A ferramenta de Inteligência Artificial Ask Cathy (https://www.askcathy.ai/) ajuda a responder dúvidas e sugerir recursos e informações sobre a Igreja Episcopal (EUA) usando a tecnologia do ChatGPT, o banco de dados com mais de mil páginas do site da Igreja Episcopal, o Livro de Oração Comum e cerca de 20 documentos usados com permissão do Forward Movement publications, além da base de conhecimento do próprio ChatGPT.
Este novo recurso digital foi desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa TryTank do Seminário Teológico de Virgínia (TryTank Research Institute – Virginia Theological Seminary, EUA) em parceria com o Centro de Ministério Inovador do Conselho da Igreja Unida de Toronto (The Innovative Ministry Centre – Toronto United Church Council, Canadá).
Como toda nova ferramenta, há desafios. O banco de dados da Ask Cathy será atualizado periodicamente para manter as respostas precisas e relevantes, citando sempre que possível as fontes. Além disto, as respostas são programadas a seguirem diretrizes éticas para evitar comportamentos prejudiciais ou inadequados.
O Rev. Tay Moss, diretor do Centro de Ministério Inovador, e um dos arquitetos de Cathy, ressaltou em uma entrevista: “Ela acompanha você em suas pesquisas e ajuda você a descobrir material. Mas ela não é a autoridade definitiva. Ela não pode lhe dizer como acreditar ou em que acreditar.”
O Rev. Lorenzo Lebrija, diretor executivo da Instituto de Pesquisa TryTank, outro principal desenvolvedor da Cathy, lembrou como esta ferramenta teve seu início no exercício sobre possíveis ideias de como se comunicar com os mais jovens, tentando assim ajudar a responder suas necessidades espirituais: “O objetivo não é que eles acabem na igreja episcopal mais próxima no domingo. O objetivo é que isso desperte neles o conhecimento de que Deus está sempre conosco, que Deus nunca nos abandona (…). Esta pode ser uma ferramenta que nos dá um vislumbre e uma pequena direção que poderemos seguir por conta própria.”
Qualquer pessoa pode usar Ask Cathy gratuitamente, e as perguntas e respostas também podem ser feitas em português, conforme os exemplos abaixo:
P: Olá! Quando a Igreja Episcopal foi criada?
R: Olá! A Igreja Episcopal foi formada após a independência dos Estados Unidos. Em 1785, a Primeira Convenção Geral da Igreja Episcopal foi realizada, com representantes do clero e leigos de vários estados. Isso marcou o início da Igreja Episcopal como uma denominação independente, descendente da Igreja da Inglaterra. (Fonte: “Welcome to the Episcopal Church”)
P: A Igreja Episcopal é católica ou protestante?
R: A Igreja Episcopal é tanto católica quanto protestante. Consideramo-nos católicos porque mantemos a tradição dos bispos e sacramentos em conexão com as crenças e práticas históricas da igreja desde o seu início. Ao mesmo tempo, somos protestantes, incorporando muitas das ideias da Reforma Protestante, como a crença de que a Bíblia contém tudo o que é necessário para a salvação. A Igreja Episcopal frequentemente encontra o “via media”, ou seja, o caminho do meio entre o catolicismo romano e o protestantismo (Fonte: “Walk in Love: Episcopal Beliefs & Practices”).
Fontes do artigo:
TryTank Research Institute helps create Cathy, a new AI chatbot and Episcopal Church expert, publicado em 7 de agosto de 2024 no site Episcopal News Service.
Seção de Perguntas Frequentes da ferramenta Ask Cathy.
Comments