Bispo Cézar, da DASP, participa de encontro para novos bispos e bispas

Cerca de 30 novos bispos e bispas anglicanos/as, de todo o mundo, foram recebidos no Escritório da Comunhão Anglicana (ACO), em Londres, para um encontro de comunhão. Eles participaram de um curso de 10 dias (finalizado em 11/11), na Catedral da Cantuária. O objetivo central foi discutir o que é “ser” um/a bispo/a, seu “papel” em suas comunidades de atuação e a inserção disso em um âmbito mais amplo, a Comunhão Anglicana.

O programa de formação incluiu palestras, apresentações, workshops e, naturalmente, uma oportunidade ímpar de construir redes e relacionamentos com outros novos bispos. Esse curso acontece anualmente, mas é o primeiro desde 2019 – lacuna forçada pela pandemia.

Representatividade

Os participantes deste ano vieram da Austrália, Bangladesh, Barbados, Brasil, Burundi, Canadá, Fiji, Índia, Jamaica, Quênia, México, Paquistão, Filipinas, Sri Lanka, São Cristóvão e Névis, Tanzânia e EUA. Nesses dias, eles foram impactados por temas como unidade, fé e ordem, justiça de gênero, comunicação, e defesa de direitos no âmbito internacional.

Pelo Brasil, está participando o bispo Cézar, da Diocese Anglicana de São Paulo (DASP). “O encontro acontece no Centro de Conferência da Catedral da Cantuária, e tem a assessoria do Escritório da Comunhão Anglicana. É uma oportunidade para os bispos e bispas fortalecer os laços de comunhão e amizade e, naturalmente, refletir sobre o ministério episcopal. O está sendo realizado na modalidade de um retiro, onde é dada uma forte ênfase na prática da oração pessoal e comunitária”, explicou o bispo Cézar.

Em tempos pós-Conferência de Lambeth, os participantes também refletiram sobre os Chamados de Lambeth, focando em como ser “Igreja de Deus para o mundo de Deus” e os desafios de promover o ministério da reconciliação em um mundo marcado por conflitos.

Leia também o artigo “Baby Bishops” welcomed to the Anglican Communion Office as part of training event no site da Anglican Communion News Service, publicado no dia 02/11/2023.