Mensagem Episcopal para o Início da Quaresma de 2024, AD

E nós, na qualidade de cooperadores com Ele, também exortamos a que vocês não recebam em vão a graça de Deus. Porque Ele diz: “No tempo aceitável escutei você e no dia da salvação eu o socorri.” Eis agora o tempo oportuno! Eis agora o dia da salvação! (2 Coríntios 6:1-2 NAA)

Prezados colegas, irmãs e irmãos em Cristo,

À medida que iniciamos nossa jornada quaresmal, somos lembrados de que o tempo da

quaresma é marcado de forma especial pela escuta da Palavra de Deus, oração, jejum e partilha fraterna. Este caminho quaresmal é um itinerário especial, sinalizado por esses pilares fundamentais que nos conduzem a uma renovação espiritual mais profunda.

Como nos lembra o anúncio quaresmal (LOC/IEAB pág. 179), é essencial reconhecermos a constante necessidade de renovação em nossas vidas e em nossas comunidades de fé. O chamado à conversão perpassa todo o Novo Testamento, desde o início do Evangelho. Ele dizia: — O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo; arrependam-se e creiam no evangelho. (Marcos 1:15 NAA)

Durante a quaresma, período do ano litúrgico da Igreja, que dura cerca de 40 dias entre a Quarta-feira de Cinzas e a Páscoa (não incluído os domingos), recordamos que é um tempo especial de preparação dos nossos corações e mentes para experimentar o maior de todos os milagres: a ressurreição de nosso Senhor, Jesus Cristo após a sua traição, paixão, morte na cruz e sepultamento. O cerne da nossa fé, é a crença na ressurreição de Jesus e na sua presença viva nas nossas vidas hoje.

E uma vez que a quaresma é um período de preparação para celebrarmos a ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo, é também uma oportunidade para renovarmos a nossa fé na presença viva e transformadora de Cristo em nossas vidas. É uma jornada espiritual que nos prepara para testemunhar o maior de todos os milagres: a vitória sobre a morte, conquistada através da crucificação, morte e ressurreição de nosso Salvador.

Neste tempo sagrado, somos chamados a renovar não apenas a nossa fé individual, mas também a nossa comunidade de fé, a Igreja. É um convite para cada um de nós, discípulos e discípulas de Jesus Cristo, a nos dedicarmos a um exercício espiritual de escuta atenta e orante da Palavra de Deus e de conversão.

Ao refletirmos sobre o conceito de “renovação”, somos convidados ao arrependimento, conversão e a vislumbrar novos começos, a sonhar novos sonhos e a abraçar novas possibilidades. Durante o 57º Concílio da Diocese Anglicana de São Paulo em agosto de 2023, tivemos a oportunidade de partilhar nossas esperanças e aspirações para o futuro de nossa comunidade diocesana. Manifestamos nosso firme desejo de prosseguir na missão de servir, testemunhar, reconciliar e evangelizar em cada uma de nossas paróquias e congregações em comunhão com toda a IEAB.

Após o Concílio, nosso irmão reverendo André Godoy gentilmente compilou as sugestões que emergiram desse período de discernimento e colaboração. Compartilho as notas intituladas “Sonhos para a Igreja – Avançando no Planejamento Diocesano 2021, 57º Concílio – DASP – 2023 como um convite para que todos nós incluamos essas aspirações e recomendações em nossas orações durante este tempo quaresmal. Que possamos retomar essas diretrizes como um verdadeiro exercício espiritual, buscando a orientação da Divina Ruah, Espírito Santo de amor, para a vida e a missão de nossa Diocese.

Convido todas as comunidades da DASP, bem como o clero e o povo de Deus, a nos empenhar para viver estes quarenta dias como um grande retiro coletivo de toda a DASP. Que juntos e juntas, possamos acompanhar nosso Senhor Jesus Cristo, em sua paixão, morte e ressurreição, dedicando-nos à oração, à escuta da Palavra de Deus, à celebração dos sacramentos e à intercessão pela Igreja e por toda a humanidade. (LOC/IEAB pág. 129)

Que este tempo nos conduza à abertura para a ação transformadora do Espírito Santo em nossas vidas e nos inspire a refletir sobre os sonhos que nutrimos, sob a graça de Deus, para o futuro da nossa querida Diocese.

Onipotente e eterno Deus, que amas tudo quanto criaste, e que perdoas a todas as pessoas penitentes; cria em nós corações novos e contritos, para que, lamentando os nossos pecados e confessando a nossa imperfeição, alcancemos de ti, Deus de suma piedade, perfeita remissão e perdão; por nosso Senhor Jesus Cristo, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém! (LOC/IEAB pág. 177)

Com votos de paz, graça e bênçãos para vocês, suas famílias e suas comunidades.

Fraternalmente em Cristo,

+ Cézar Alves