Paróquia Anglicana da Santa Cruz celebra seus 40 anos

No domingo, 21 de abril, rendemos graças a Deus pelas bênçãos e por todas as pessoas que fizeram ou fazem parte desta comunidade nestes 40 anos desde a sua fundação.

Nosso bispo diocesano Cézar Fernandes ministrou o batismo à pequena Maria Luiza, bisneta de uma das pioneiras da comunidade, a Sra. Mônica Shizuko Kurihara, falecida no ano passado. Em seguida, tivemos a confirmação do jovem Matheus, neto do saudoso bispo Hiroshi Ito e da Sra. Sumiko Ito.

O bispo Eduardo Grillo, da Diocese Anglicana do Rio de Janeiro, foi nosso convidado e pregador. Nos falou sobre a importância do nome que cada pessoa tem. Nome que é perguntado no Rito do Batismo: Que nome é dado a esta criança? Nome que cada um e cada uma de nós traz. E Jesus, o Bom Pastor, nos conhece pelo nome.

Matheus e Margaret Yoshioka, sua professora de Escola Dominical na infância

Membros desde o início, membros que vieram mais tarde e membros recentes se uniram na celebração e na confraternização que se seguiu, quando partilhamos o almoço e a alegria de estarmos todos juntos nessa festa. Gabriel Teles, que passou a fazer parte da comunidade nos últimos anos, doou o bolo comemorativo, feito por sua irmã.

A Missão Organizada Santa Cruz foi fundada no dia 25 de março de 1984 pelo então rev. Hiroshi Ito, que solicitou ao então bispo diocesano Sumio Takatsu permissão para realizar cultos nas dependências do Centro Diocesano, na Rua Borges Lagoa, 172, Vila Clementino, São Paulo. Os cultos, no início, eram somente em língua japonesa, em uma das salas do Escritório Diocesano, no andar superior do imóvel.

A nova missão foi importante para acolher anglicanos japoneses das regiões próximas, como Vila Mariana e Jabaquara.

Na Celebração Eucarística do dia da inauguração, os revs. Yuji Kaneko, Paulo Kiyoshi Iço, Estevam Shigueru Yuba, André Tsuneo Matsuo e Yoshiro Yoshizawa foram co-celebrantes.

Por volta de 1985, as celebrações se tornaram bilíngues (japonês e português). A missão foi elevada à paróquia subvencionada em 1988, e se tornou paróquia plena em 1996.

Em 2004, quando a comunidade completou 20 anos, foi inaugurada a sua atual capela.

Que Deus continue a nos abençoar e nos sustentar na missão!

* Baseado no folder comemorativo de 25 anos da paróquia (2009) e em João Yasoji Ito + História da Paróquia de São João, Kawano, C. (2010)