top of page

Visita do Bispo Primaz da Nippon Sei Ko Kai no Centenário da Missão Anglicana Japonesa no Brasil


Clero presente à celebração comemorativa do centenário no dia 12 de março de 2023 em frente à Paróquia de São João em São Paulo, SP

A Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) comemora neste ano de 2023 o centenário da evangelização entre os japoneses no Brasil, com início há cem anos na chegada de João Yasoji Ito, que emigrou sabendo das dificuldades enfrentadas por seus conterrâneos que escolheram viver e trabalhar em um novo país. Assim, às 20h do dia 13 de março de 1923, Yasoji reuniu 6 pessoas na clínica dentária do dr. Shinichi Murakami, na Rua Conde de Sarzedas do bairro da Liberdade em São Paulo, SP, e realizou o primeiro culto anglicano em língua japonesa no Brasil. A partir daquele momento, inúmeras pessoas e famílias conheceram o amor de Deus e viveram suas vidas de fé em nosso Senhor Jesus Cristo, com atos concretos de comunhão e partilha.


Para celebrar este importante marco, o bispo Luke Kenichi Muto, primaz da Nippon Sei Ko Kai, e sua esposa Kazumi, foram convidados a conhecer e visitar as comunidades de templos e capelas que são frutos e desdobramentos desse trabalho missionário.


A jornada teve início no dia 5 de março na cidade de Registro, SP, onde os visitantes, a comunidade e o bispo diocesano Cézar Alves da Diocese Anglicana de São Paulo (DASP) reuniram-se em ação de graças na histórica Capela de Todos os Santos em Manga Larga, cuja edificação é tombada pelo patrimônio histórico nacional. A comunidade, com a reitora, revda. Valéria Romão, havia preparado uma programação especial, e assim tiveram um dia abençoado com muito ar puro, envoltos pela natureza. Após o almoço comunitário, visitaram uma plantação tradicional de chá, tal como na época dos primeiros desbravadores japoneses. O prefeito da cidade, sr. Nilton Hirota, esteve presente com sua esposa, Eliane Yamamaru, e escreveu em sua rede social: “Foi um domingo muito agradável em que tive a oportunidade de fortalecer a minha espiritualidade e renovar minhas energias”. No dia seguinte, o prefeito recepcionou o casal na prefeitura e lhe conferiu uma homenagem.



Celebração na Catedral Anglicana de Curitiba, na cidade de Curitiba, PR

O casal partiu então para Curitiba, PR, acompanhado da revda. Sachiko Tamaki. A comitiva foi recebida na Catedral Anglicana de São Tiago pela bispa diocesana Magda Guedes da Diocese Anglicana do Paraná (DAPAR) e encontrou a comunidade local em uma celebração em japonês e confraternização, organizadas pela sra. Megumi Sanada e revda. Sachiko.


Em Foz do Iguaçu, no dia 7 de março, visitaram as cataratas, o Parque das Aves e a tríplice fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai, acompanhados da sra. Chigueco Murakami, organizadora do evento, e do rev. Elias Vergara e seus familiares. Visitaram a Capela Anglicana de Santo Agostinho de Cantuária e conheceram outras pessoas anglicanas japonesas residentes na cidade.


Após quase um dia inteiro de viagens e conexões, no dia 9 de março visitaram e almoçaram na Comunidade Yuba, na cidade de Mirandópolis, SP. No final da tarde, na cidade de Pereira Barreto, SP, acompanharam a dança sênior da entidade “Associação de Apoio aos Idosos Megumi Kai”, que atualmente atende mais de 80 pessoas.


Celebração na Paróquia de Santo André, cidade de Pereira Barreto, SP

No dia 10 de março visitaram a Escola Santo André, que atende crianças da educação infantil ao ensino fundamental. Também participaram na atividade do grupo de língua japonesa do Megumi Kai. No período da tarde, estiveram no Museu Histórico da Colonização de Pereira Barreto para conhecer a história da imigração japonesa na região do noroeste paulista. Em seguida, almoçaram com a Junta Paroquial e a UMEAB da Paróquia de Santo André. Também tiveram a oportunidade de visitar a casa de alguns paroquianos, e o dia encerrou-se com o bispo Kenichi Muto presidindo a Santa Eucaristia em japonês, acompanhado dos revs. Almir da Silva, reitor, e Renato Cirillo, da Missão Anglicana de Guararapes, e da revda. Sachiko Tamaki.


Na tarde de sábado, dia 11 de março, o casal reuniu-se para um chá de confraternização com a comunidade anglicana japonesa da capital paulista na Paróquia da Santa Cruz.



Bispo Muto profere a homilia na Paróquia de São João, cidade de São Paulo, SP

No domingo, 12 de março, na Paróquia de São João, a Celebração de Ação de Graças pelo centenário foi presidida pela bispa primaz Marinez Bassotto, com a presença de toda a Câmara Episcopal da IEAB. Em sua pregação, o bispo Muto enfatizou a importância dos pés, como os do rev. Ito, para ir ao encontro das pessoas para anunciar o Evangelho, e lembrou mais uma vez com carinho e gratidão do centenário da missão japonesa no Brasil e da conexão histórica existente entre os dois países. E disse: “Domingo passado fui a Registro em uma viagem de quatro horas. (…) Um trecho do caminho não é asfaltado e fica em algumas partes, enlameado (…). Fiquei imaginando como era a estrada, como era a viagem do rev. Ito cem anos atrás até Registro e depois até Manga Larga. Seus sapatos certamente ficavam cobertos de poeira ou lama (…). Vindo ao Brasil eu pude perceber que o trabalho do rev. Ito era mais difícil do que eu imaginava no Japão, e, de novo aqui, fiquei pensando como as pessoas se sentiam realmente felizes ao receber a visita dele que ia de tão longe (…) porque ele não as esquecia e as visitava”.


Após o almoço celebrativo, os compromissos do bispo se encerraram na reunião com a Câmara Episcopal da IEAB, quando se expressou mutuamente o desejo de as Igrejas do Brasil e do Japão estreitarem suas relações.


Visita ao túmulo do rev. Yasoji Ito

Antes de retornar ao Japão, o bispo Muto e esposa visitaram o túmulo do rev. Yasoji Ito e família para um momento de reflexão e oração, e visitaram o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, na sede do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, no bairro da Liberdade da capital paulista.


Desta forma, com um coração agradecido, caminhamos para o futuro lembrando um trecho da segunda leitura da celebração do dia 12 de março, “Nós nos gloriamos também nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a perseverança, a perseverança produz a fidelidade comprovada, e a fidelidade comprovada produz a esperança”. (Romanos 5.3-4)




Posts recentes

Ver tudo
bottom of page