Anglicanos se unem a comunhões mundiais para marcar uma Páscoa compartilhada e o aniversário de Niceia
- dasp.comunicacao
- 17 de abr.
- 2 min de leitura

Nesta Páscoa, a Comunhão Anglicana é uma das 12 comunhões cristãs mundiais a emitir um comunicado que marca a celebração unida da Páscoa de 2025 e o 1700º aniversário do primeiro Concílio Ecumênico de Niceia.
A mensagem busca testemunhar a Ressurreição de Cristo, e foi assinada pelos secretários-gerais e representante ecumênicos de 12 comunhões cristãs mundiais.
É um chamado para os cristãos trabalharem pela unidade da Igreja, orando para que o “Espírito Santo movimente nossas comunhões a viverem e caminharem juntas, em obediência ao chamado de Jesus, no qual todos os seus discípulos possam ser um”.
Ela também oferece palavras de esperança “neste tempo de grande instabilidade política para o mundo, quando tantos vivem com medo, sofrimento, perseguição, fome, ou outras formas de instabilidade e vulnerabilidade”. Todos os cristãos são chamados a proclamarem juntos as boas novas do “arrependimento para perdão de pecados a todas as nações” (Lucas 24:47-48).
A declaração incorpora a convicção da Comunhão que “o Senhor nos convida a concordar, e a um testemunho unificado”, em um ano em que os calendários cristãos coincidem e todas as igrejas cristãs, Ocidente e Oriente, celebram o Dia da Ressurreição no domingo, 20 de abril.
Historicamente, a data da Páscoa tem sido diferente entre as igrejas ocidentais e orientais. O calendário gregoriano, utilizado pela maior parte das igrejas ocidentais, é diferente do calendário juliano, que é a base para o cálculo da Páscoa em algumas igrejas ortodoxas orientais.
O Papa Francisco e o Patriarca Ecumênico Bartolomeu publicamente defendem uma data compartilhada para a Páscoa, vendo isto como um passo em direção da grande unidade entre os cristãos.
O ano de 2025 também é significativo por ser o 1.700º aniversário d Credo Niceno, formulado pelo Concílio de Niceia em 325 d.C. (e posteriormente revisado pelo Concílio de Constantinopla em 381 d.C.)
O Credo Niceno apresenta a declaração mais completa da fé trinitária cristã.
Falando em apoio à Declaração, o Secretário-Geral da Comunhão Anglicana, o Revmo. Anthony Poggo disse:
“2025 é um ano importante, no qual nós celebramos uma Páscoa unida e celebramos o Credo Niceno como uma declaração universal de fé para todo o povo cristão. A Comunhão Anglicana alegremente se junta a outras comunhões cristãs mundiais no chamado global dos cristãos à oração, ao testemunho comum, e à unidade da Igreja de Deus”.
A carta foi assinada por:
Igreja Apostólica Armênia, Santa Sé de Cilicia
Comunhão Anglicana
Aliança Batista Mundial
A Igreja Cristã e Igrejas de Cristo
Patriarcado Ecumênico
Conferência Internacional dos Velhos Bispos Católicos / Velha Igreja Católica
Federação Luterana Mundial
Conselho Mundial de Unidade da Igreja Morávia
Conferência Mundial Menonita
Conferência Mundial Pentecostal
Exército da Salvação
Conselho Metodista Mundial
A declaração pode ser lida (em inglês) na internet ou em PDF para download.
Publicado originalmente em 14 de abril de 2025 no site Anglican Communion News Service.
Comentarios