Diocese Anglicana de São Paulo (DASP) realiza seu 58º Concílio
- dasp.comunicacao
- 10 de mai.
- 2 min de leitura

Entre os dias 2 e 4 de maio de 2025, a Diocese Anglicana de São Paulo (DASP) realizou na Catedral Anglicana da Santíssima Trindade seu 58º Concílio, reunindo representantes do clero, do laicato, seminaristas e convidados especiais em um encontro marcado por espiritualidade, escuta, partilha e decisões fundamentais para a caminhada da Igreja.
Sob a presidência do bispo diocesano Cézar Fernandes, o Concílio foi instalado oficialmente na sexta-feira (2), após a Oração Vespertina conduzida pelo Revdo. Josué Flores. Na ocasião, foi composta a mesa diretiva, nomeadas as comissões de trabalho e apresentadas as pessoas delegadas leigas que participaram pela primeira vez de um concílio. Também estiveram presentes o bispo Eduardo Grillo e a Revda. Inamar Corrêa de Souza, da Diocese Anglicana do Rio de Janeiro.
O sábado (3) foi marcado por momentos de oração, reflexão e escuta. O dia começou com a Oração Matutina, conduzida por representantes das paróquias São Lucas e Santa Cruz. Em seguida, o bispo Cézar leu a Carta Pastoral, seguida de um momento simbólico e emocionante em comemoração aos 40 anos da ordenação feminina na IEAB: as reverendas Valéria, Carmen, Aidil e Inamar foram convidadas a impetrar a bênção sobre a assembleia — gesto de reconhecimento e gratidão pela caminhada das mulheres na Igreja.
Neste mesmo dia, a Revda. Inamar compartilhou sua experiência junto ao Conselho Consultivo Anglicano e comentou sobre o processo em curso para a escolha da nova liderança do Arcebispado de Cantuária.
A reflexão principal da manhã foi conduzida pelo bispo Eduardo Grillo, que explorou o tema central do concílio:
“Discipulado: Servir, testemunhar, reconciliar e evangelizar.”
Em sua fala, destacou as marcas da missão da Comunhão Anglicana e os chamados da Conferência de Lambeth, reforçando a vocação da Igreja para viver e testemunhar o evangelho com coragem e fidelidade.
Durante o sábado, participantes se reuniram em grupos para dialogar sobre os sonhos para o futuro da diocese, com devolutivas em plenária. Também foram realizadas eleições para vagas no Conselho Diocesano, Tribunal Eclesiástico e para a delegação ao próximo Sínodo da IEAB, em 2026. Diversas propostas foram debatidas e aprovadas, fortalecendo o compromisso com a organização e missão da diocese.
O Concílio se encerrou no domingo (4) com uma celebração eucarística especial, marcada pela ordenação diaconal de José Salvador Alves, membro da Ordem Beneditina. A cerimônia foi conduzida pelo bispo Cézar e contou com a pregação do bispo Eduardo Grillo, além da participação do Coral da Catedral da Santíssima Trindade, encerrando o encontro com louvor, alegria e renovada esperança.
Comentarios