Lançamento da Revista Comemorativa dos 30 anos do Megumi-Kai

Atualizado: 27 de jan.

No dia 12 de janeiro, às 19h, foi realizada a cerimônia de lançamento da Revista Comemorativa pelos 30 anos do Megumi-Kai, com a presença do bispo Francisco Cézar Fernandes Alves, da Diocese Anglicana de São Paulo. Megumi-Kai é um serviço em prol dos idosos, criado pela Paróquia de Santo André, em Pereira Barreto, SP, que oferece atividades de inclusão, como música, artes manuais, atividades físicas, dança, entre outros.

Desde 2019, a entidade se tornou uma organização da sociedade civil, e ampliou o seu atendimento para beneficiar mais idosos do município, e não apenas imigrantes japoneses.

O evento de lançamento foi promovido pela União de Mulheres Episcopais Anglicanas do Brasil (UMEAB) da paróquia, sob coordenação da Sra. Clara Ono, e que tem apoiado esse projeto todos esses anos. Na ocasião, além dos profissionais e voluntárias pioneiras, foram homenageados os membros mais idosos, com idades entre 95 e 100 anos.

A reverenda Sachiko Tamaki conta que o Megumi-Kai nunca parou de atender os idosos, mesmo na Pandemia. Para capacitar os membros da diretoria para trabalhar virtualmente, contrataram o técnico de informática, editaram vídeos de mensagens e com exercícios físicos, danças e canções. Ao mesmo tempo, junto com uma enfermeira e uma nutricionista, faziam contato pelo telefone, perguntando o estado de saúde das pessoas idosas em casa.

“Através Google Meet, o Megumi-Kai ofereceu atividades on-line. Os/as voluntários/as pediram a colaboração das famílias para que o/a idoso/a pudesse participar na atividade pelo celular ou computador. Faziam visitas às casas sem entrar na residência. Nenhuma pessoa idosa podia ser esquecida naquele tempo. Equipe e diretoria faziam contatos com os idosos diariamente. No final da pandemia, começaram a oferecer atividades híbridas”, contou-nos a secretária-geral da IEAB, Christina Takatsu Winnischofer.

A seguir, confira o relato que recebemos do reverendo José Almir da Silva:

Começamos o ano de 2024 recebendo a visita do bispo diocesano, Revmo. Francisco Cézar Fernandes Alves. Sexta-feira à noite, teve o evento de lançamento da revista do "Megumi-Kai – 30 anos de uma jornada de amor" que foi patrocinado pela UMEAB da Paróquia Santo André e outros doadores da Comunidade Nipônica. O Sr. Ricardo Ito, membro da Paróquia São João, foi o responsável pela diagramação da revista.

Durante o evento, teve exibição de um vídeo com fotos, mostrando visualmente os últimos 30 anos do Megumi-Kai. Durante a exibição, foi servido um coquetel, acompanhado com sucos, chás gelados e refrigerantes. Ao final do vídeo, as mulheres do Megumi-Kai cantaram lindas músicas, lembrando de quando faziam as reuniões no Megumi-Kai.

Os membros mais antigos foram lembrados e homenageados com flores, assim como as de maior idade, muitas com 100 anos. O revdo. Almir fez uma oração de louvor e agradecimento a Deus pelos 30 anos do Megumi-Kai, terminado com um Pai Nosso. A revda. Sachiko Tamaki também fez oração de louvor e agradecimento a Deus, em Nihongo.

No sábado, 13, o bispo diocesano se reuniu com a Junta Paroquial da Paróquia Santo André. A pauta continha vários assuntos, entre eles, a eleição do reitor da Paróquia. Após um período de um ano de adaptação, a Junta Paroquial elegeu o revdo. Almir como reitor para um período de 5 anos, a partir de 14/01/2024. No mesmo sábado, à noite, o bispo e a equipe pastoral participaram de um jantar com os confirmando e as pessoas que seriam recebidas à Comunhão, no Salão Paroquial.

No domingo, dia 14, a paróquia estava em festa. Além da visita episcopal, instalação do novo reitor, nove pessoas estavam sendo confirmadas, no Rito da Confirmação e Imposição de Mão, e mais duas pessoas foram recebidas na Comunhão da Igreja.

Após o culto, houve um delicioso almoço ao estilo Motiyori.