top of page

O jeito de ser anglicano, por John Baycroft



Disponibilizamos em nosso site de maneira digital o texto do livreto “O jeito de ser anglicano”, escrito originalmente na década de 1980 por John Baycroft (Bispo da Diocese de Ottawa entre 1992 e 1999) e traduzido ao português por Ruth S. F. de Barros.


O bispo Jubal Neves (Bispo da Diocese Sul-Ocidental de 1993 a 2011) escreveu um prefácio para a versão brasileira, publicada no ano 2000, que reproduzimos abaixo:


Ao celebrar 50 anos de vida como parcela da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, a Diocese Sul-Ocidental vem procurando ajudar na construção de uma identidade anglicana brasileira. Isso não é nenhum paradoxo, ainda que as palavras anglicana e brasileira possam dar a entender tal contradição. A expressão “anglicana” há muito já deixou de significar “inglês” no sentido de mera nacionalidade. Por outro lado, é da nossa tradição e do nosso “jeito de ser cristão” a contextualização da nossa experiência, mas sem perder o essencial, que constitui nosso perfil e nossa característica. “Unidade na diversidade” é um conceito que envolve muito equilíbrio e aguda consciência da nossa vocação, a fim de que possamos contribuir de maneira expressiva e coerente para a implantação histórica da Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica de Cristo.


Que a leitura deste pequeno livro possa servir ao nosso povo na compreensão da fé que professamos como anglicanos. E manifestamos com alegria a nossa gratidão pela tradução de Ruth Barros, que sempre está disposta a estar conosco nessa diaconia.


+ Jubal Neves, Santa Maria



O JEITO DE SER ANGLICANO
.pdf
Fazer download de PDF • 373KB

59 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Opmerkingen


bottom of page